ENTREVISTA: “Como capacitar equipes para solução de problemas” no PODCAST “FGV In Company Insights”

Entenda o que as melhores práticas das empresas

Assista ao bate papo que tive com Erica Resende no postcast FGV In Company Insights.

Durante a conversa, comento os principais achados do meu artigo científico para a 𝘙𝘦𝘷𝘪𝘴𝘵𝘢 𝘎𝘝 𝘌𝘹𝘦𝘤𝘶𝘵𝘪𝘷𝘰, intitulado “𝗛𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗳𝘂𝘁𝘂𝗿𝗼: 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗰𝗮𝗽𝗮𝗰𝗶𝘁𝗮𝗿 𝗲𝗾𝘂𝗶𝗽𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗼𝗹𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮𝘀”. O artigo é resultado de uma extensa pesquisa que analisou mais de 150 estudos acadêmicos e casos empresariais dos últimos anos.

Durante a conversa, comento os principais achados do meu artigo científico para a 𝘙𝘦𝘷𝘪𝘴𝘵𝘢 𝘎𝘝 𝘌𝘹𝘦𝘤𝘶𝘵𝘪𝘷𝘰, intitulado “𝗛𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗳𝘂𝘁𝘂𝗿𝗼: 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗰𝗮𝗽𝗮𝗰𝗶𝘁𝗮𝗿 𝗲𝗾𝘂𝗶𝗽𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗼𝗹𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮𝘀”. O artigo é resultado de uma extensa pesquisa que analisou mais de 150 estudos acadêmicos e casos empresariais dos últimos anos.

Num cenário de crescente competitividade, as organizações precisam formar equipes cada vez mais preparadas e eficientes. Mas como desenvolver, de fato, as competências técnicas e cognitivas necessárias para resolver problemas complexos?

No episódio, discuto os fatores críticos para o sucesso de programas de requalificação, além de apresentar um 𝙛𝙧𝙖𝙢𝙚𝙬𝙤𝙧𝙠 que pode ajudar empresas a construir, de forma estruturada, habilidades-chave para o futuro do trabalho.

O artigo completo será publicado na edição de agosto da GV Executivo, mas você já pode conferir um resumo das ideias principais nesta entrevista disponível no YouTube abaixo e no Spotify.

Spotify: https://open.spotify.com/episode/6rJjLu4KctA3oMuVeK4tk2


Sobre Fernando Barrichelo

Fernando Barrichelo é fundador da ReasonHub Consulting e atua como consultor estratégico especializado em Reasoning Skills. Trabalha com profissionais e organizações para desenvolver a capacidade de tomar decisões melhores, resolver problemas complexos e pensar com clareza em ambientes de incerteza. Seu trabalho busca não apenas fortalecer competências individuais, mas também gerar impacto organizacional por meio da melhoria de processos críticos, modelos de gestão e dinâmicas de tomada de decisão.
Acumula mais de 30 anos de experiência como COO e CIO em empresas como Itaú, Cielo, Aon e Banco Fibra. Foi conselheiro de administração da Tecban e membro do conselho consultivo do Banco Central. É engenheiro pela Poli-USP, com pós-graduação em administração pela FGV e MBA pela Carnegie Mellon University (EUA). Atualmente é doutorando na FGV, pesquisando como decisões são tomadas na prática e como o pensamento crítico pode ser aplicado à vida corporativa.
É autor do livro Estratégias de Decisão usando Teoria dos Jogos e escreve regularmente sobre raciocínio, escolhas e os dilemas da vida executiva. Seu novo livro — Reasoning Skills: desenvolvendo o bom raciocínio em um mundo desorganizado — está em produção.

Sobre a ReasonHub

ReasonHub é uma consultoria especializada no desenvolvimento de líderes por meio do fortalecimento de modelos de gestãocapacidades cognitivas. Atuamos com foco na base da gestão: a habilidade de tomar decisões melhores, resolver problemas complexos e lidar com a ambiguidade organizacional com clareza, método e consistência.
Enquanto a maioria dos programas de capacitação se concentra em conhecimento técnico (hard skills) ou comportamento (soft skills), nossa abordagem trabalha a dimensão mais negligenciada — e mais determinante para a performance: o raciocínio estruturado (reasoning skills).
Foi com esse foco que desenvolvemos um programa prático que aprimora a qualidade do raciocínio dos líderes por meio de ferramentas aplicadas aos dilemas reais do dia a dia. O impacto é imediato nos problemas que já existem — e contínuo, por meio da mudança estrutural nos modos de pensar e agir. Também oferecemos workshops, palestras e mentorias sob medida para diferentes níveis e contextos organizacionais.
Na ReasonHub, unimos capacitação sólida com consultoria prática. Usamos métodos aplicados, tutoria personalizada e projetos reais para resolver dores urgentes enquanto preparamos líderes capazes de pensar com lógica, decidir com consciência e entregar com consistência.