Reconheça um motorista da internet

Cuidado com os tagarelas de clichês

Cuidado com os tagarelas de clichês

Depois de ganhar o Prêmio Nobel de Física, Max Planck viajou por toda Alemanha, apresentando a mesma palestra sobre mecânica quântica. Com tempo, seu motorista já sabia a palestra de cor. \”Deve ser monótono proferir sempre o mesmo discurso. Que tal se eu o substituir em Munique e o senhor sentar com meu quepe de motorista? Assim, nos revezamos um pouco\”.

Planck achou a proposta divertida. O motorista deu a palestra, até que um professor de física fez uma pergunta. O motorista respondeu: \”Essa é uma pergunta tão simples que vou pedir ao meu motorista responder sua questão\”.

Como moral, há dois tipos de conhecimento. Um é o conhecimento autêntico, das pessoas que investiram muito tempo e trabalho mental. O outro é justamente o conhecimento do motorista.

Existem muitos motoristas da internet que agem como se tivessem algum conhecimento. Aprenderam a dar um show. Mas o conhecimento que divulgam é oco. Tiram da internet informação para qualquer tema. Seus textos são parciais, curtos e muitas vezes irônicos.

É importante separar o conhecimento autêntico do conhecimento do motorista. Cuidado com o showman, o tagarela de clichês. Como reconhecê-lo? Há um sinal claro. Os conhecedores sabem que não sabem e admitem \”não sei\” com orgulho. Dos motoristas da internet se ouvirá de tudo, menos isso.


REFERÊNCIAS
DOBELLI, R. A arte de pensar claramente. Editora Objetiva. 2014. 
MUNGER, C. Poor Charlie’s Almanack. Walsworth Publishing. 2005.
PARRISH, S. Two types of knowledge: The Max Planck/Chauffeur. Farnam Street website.